Pesquisadores: Profa. Cintia Monteiro de Barros e Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca


Descrição das atividades desenvolvidas:

Espaço multiusuário constituído de três equipamentos adquiridos com recursos de editais de infraestrutura, sendo utilizados para obtenção de imagens de espécimes biológicos.


Equipamentos:

O primeiro desses equipamentos é um estereoscópio de alta resolução da empresa Leica (lupa) contendo uma unidade de fluorescência, atualmente o melhor instalado no Estado do Rio de Janeiro tendo sido adquirido com recursos do Edital Pró-Equipamentos CAPES (60.000 Euros, importado da Alemanha). O segundo equipamento é um microscópio invertido de fluorescência da empresa Leica (50.000,00 euros) obtido a partir de parceira de docentes do das duas Pós-graduações operantes na UFRJ/Campus Macaé (PPG-ProdBio e PPG em Ciências Ambientais e Conservação) com o Núcleo de Excelência (Edital PRONEX/FAPERJ) coordenado pelo Prof. Vivaldo Moura Neto (ICB-UFRJ-Sede). Por último, um microscópio de fluorescência da Nikon (40.000 Euros) foi adquirido a partir de projeto FAPERJ coordenado pelo Prof. Carlos Logullo. Todos os equipamentos são utilizados de forma multiusuário pelos docentes e discentes de ambos os PPGs.

 

 

 

Coordenação: Profa. Magdalena Nascimento Rennó e Profa. Paula Alvarez Abreu


Descrição das atividades desenvolvidas:

Avaliação da atividade farmacológica, in silico, de compostos bioativos de origem natural, sintética ou semissintética como antineoplásico, antiparasitário, para doenças neurodegenerativas e outras enfermidades. Estudos de inibidores enzimáticos usando a modelagem molecular. Uso racional de medicamentos. Modelagem molecular para desenvolvimento de antimicrobianos. Aplicações de ferramentas computacionais e outras tecnologias no ensino. Análise da divulgação científica em saúde nas redes sociais. Desenvolvimento de aplicativos e ferramentas computacionais para análises de Bioinformática e Modelagem molecular. Química Medicinal - Reposicionamento de compostos para o tratamento de doenças negligenciadas. Biotecnologia–Identificação de enzimas atuantes na degradação de biomassa lignocelulósica; Bioetanol e biogás; Bactérias fixadoras de nitrogênio; Biomarcadores. Biometrologia aplicada às ciências ômicas.


Equipamentos:

16 computadores com alta capacidade de processamento e conectados em rede e à internet.

 

 

 

Coordenação: Profa. Rosane Aparecida Ribeiro


Descrição das atividades desenvolvidas:

Análises macro e microscópicas e estudo dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos no desenvolvimento de doenças do trato genital e da glândula mamária, da obesidade, diabetes, câncer e cicatrização cutânea.


Equipamentos:

Microscópio óptico, balança analítica, banho-maria, agitador com aquecimento, lupa, geladeira, freezer, estufa para processamento de tecidos para a histologia, capela de exaustão.

 

 

 

Coordenação: Prof. Paulo Roberto Ribeiro Costa


Descrição das atividades desenvolvidas:

Desenvolvimento de Novas Estratégias Sintéticas para a Obtenção de Substâncias Bioativas. A síntese das moléculas alvo necessárias ao desenvolvimento das diversas linhas de pesquisa requer, muitas vezes, o desenvolvimento de novas estratégias sintéticas e a investigação do mecanismo de reação. Em especial, temos estudado reações de adição conjugada a enoatos quirais, reações de litiação orto-dirigidas, reações de cicloadição 3+2 e reações de oxi-arilação de olefinas, também denominadas de reação de oxa-Heck. O laboratório também se dedica ao Planejamento e Síntese de Substâncias Citotóxicas com Potencial Ação Anticâncer, Antiviral e Antiparasitária. Um entrave para a quimioterapia do câncer é o aparecimento de linhagens de células resistentes a múltiplos fármacos (MDR). O fenômeno MDR é também observado em parasitos, sendo responsável pela dificuldade de controle terapêutico de parasitoses. Novas quinonas pentacíclicas de esqueleto químico inédito vêm sendo preparadas no LQB e estudadas quanto à toxicidade em diversas linhagens de câncer, em especial leucemia humana, incluindo linhagens de fenótipo MRD, câncer de mama e câncer de pulmão. Essas substâncias vêm sendo avaliadas ainda em espécies de Leishmania e Plasmodium, os agentes etiológicos da leishmaniose e malária. Moléculas selecionadas vêm sendo estudadas in vivo, em camundongos.


UFRJ PPGProdBio - Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências
Desenvolvido por: TIC/UFRJ