Ciclo de Palestras Diversidade, Ambiente e Sociedade 2014
Implementação da política ambiental nacional relacionada à atividade industrial de petróleo em Macaé
Palestrante: Prof. Prof. MSc. Rafael Nogueira Costa
(Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé)
Depois das grandes safras de cana-de-açúcar e café, a cidade de Macaé entrou novamente para o cenário econômico do país no fim da década de 1970, quando foi descoberto o petróleo na região da Bacia de Campos. A euforia do "crescimento" avançou com a lei 9.478 (1997), conhecida como a lei do petróleo, responsável pelo fim do monopólio da Petrobras, instaurando o modelo de concessão de áreas, possibilitando às empresas estrangeiras o acesso a reservas brasileiras. A dita euforia foi responsável por uma grande corrida em busca do "óleo de pedra", o que gerou e vem gerando diversas alterações na costa e na região receptora de tal empreendimento.
Já para compensar ou mitigar os "impactos ambientais", o Estado, representado pelo IBAMA, controla – por meios legais e obrigatórios – o desenvolvimento de projetos executados pelas empresas diretamente ligadas à extração de petróleo. É nesse contexto que surgem os Programas de Educação Ambiental (PEA) e os Programas de Comunicação Social (PCS) como práticas atreladas ao licenciamento ambiental federal.
Promover uma reflexão em relação à "dinâmica da educação ambiental" no contexto do licenciamento de petróleo, a sua influência na região norte fluminense e como são desenvolvidas as relações entre empresas, IBAMA e comunidade local é o foco dessa palestra.
12/09/2014
SEXTA-FEIRA
11:00 - 12:00
Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM-UFRJ), Avenida São José do Barreto, 764, Bairro São José do Barreto, Macaé, RJ, Informações: (22) 3399-3900.
Local: Auditório Francisco de Assis Esteves - NUPEM