AÇÕES DE EXTENSÃO PPG-PRODBIO
(ordem cronológica/decrescente)
17.Projeto: Escrita acadêmico-científica e apresentação dos dados como uma estratégia para promover a popularização da ciência, tecnologia e inovação no Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé
Período: 2025 - atual
Descrição: Ao nos referirmos à produção de um texto científico, certamente a grande maioria das pessoas se sente muito desconfortável ou inapta para começar a escrever. Como exemplo, podemos citar os famigerados trabalhos de final de curso, que têm sido motivo de preocupação para a maioria dos estudantes. Este desafio se torna ainda maior se for considerara as publicações em revistas científicas de boa reputação, pois requerem do escritor algumas técnicas de escrita voltadas à divulgação de dados científicos. Sendo assim, o presente projeto pretende apresentar um curso básico sobre escrita científica, onde se espera que o ingressante seja capacitado a organizar dados científicos, interpretá-los e redigi-los na forma de textos com qualidade adequada para publicação. Ademais, devido ao fato de recentemente termos observado um decréscimo moderado de publicações científicas no Brasil, é relevante que se promova ações como esta, visando reverter este quadro e adicionalmente melhorar a auto estima e confiança das pessoas. Por fim, pretende-se ofertar o curso de maneira presencial, visando atender discentes de graduação e de pós-graduação da UFRJ-Macaé e outras IES (públicas ou privadas), além de profissionais que achem o tema relevante (divulgadores científicos, palestrantes, etc.).
Integrantes: Thiago da Silveira Alvares (Coordenador)
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
16.Projeto: VI Simpósio de Pesquisa, II Simpósio de Extensão e I Oficina das Relações Comunitárias do Nupem/UFRJ: transformação, cooperação, iniciativas sustentáveis e socioeducativas
Período: 2025 - atual
Descrição: O NUPEM tem promovido diferentes atividades de ensino, pesquisa, extensão em Macaé/RJ e região, e tem atuado como catalisador de ações para o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região, com o foco na aplicação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O NUPEM se propõe a organizar um grande evento que visa contemplar a pesquisa, o ensino e a extensão, oportunizando a participação da gestão pública e sociedade em geral. O objetivo da realização deste evento é fortalecer o conhecimento científico e o diálogo entre a instituição e a sociedade, além de colaborar com empresas e o poder público no desenvolvimento econômico regional orientado pelos ODS e focando na Saúde Única. O evento irá oportunizar a comunicação com informações de diferentes perspectivas, fortalecendo e produzindo uma cultura científica atenta às demandas sociais regionais. Assim, estão previstos encontros entre pesquisadores, representantes do poder público e empresas regionais do setor de energia para discutir emergência climática, transição energética, desenvolvimento sustentável, importância da Saúde Única e o papel da universidade pública no desenvolvimento regional. As atividades previstas estarão alinhadas a uma demanda de acordo com a realidade local, contribuindo com os processos de interiorização da universidade pública, estimulando o desenvolvimento de um ecossistema de pensamentos orientados pelo fazer científico dialogado com as necessidades para o desenvolvimento da região.
Integrantes: Magdalena Nascimento Rennó (Coordenadora), Cintia Monteiro de Barros
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
15.Projeto: PROEXT - Corpo humano em ação
Período: 2024 - atual
Descrição: Praticar para melhor compreender seu funcionamento, o projeto faz parte do núcleo de ações de extensão do NUPEM, interagindo e auxiliando de forma significativa na construção do conhecimento para estudantes do ensino fundamental e médio da região Norte-Fluminense. Considerando a relevância dos jogos educativos, a equipe do projeto de extensão Corpo Humano em Ação desenvolveu jogos lúdicos, indicados para crianças e adolescentes, de forma a tornar o aprendizado de ciências mais interessante, dinâmico e divertido.
Integrantes: Cintia Monteiro de Barros (Coordenadora)
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
14.Evento: Aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e promoção da saúde da comunidade escolar
Período: 2023 - atual
Descrição: A educação é compreendida como o processo de formação do ser humano, desenvolvendo-se primeiramente na família, mas com continuidade no convívio social, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Abordar no espaço escolar temas relacionados à saúde pode auxiliar na formação de crianças e adolescentes. O uso crescente de plantas medicinais in natura e sob a forma de fitoterápicos é estimulado, muitas vezes sem critérios, pela propaganda e pelos meios de comunicação, divulgando propriedades milagrosas para certas espécies vegetais, o que pode acarretar riscos à saúde da população. Desta forma, buscaremos promover o conhecimento sobre plantas medicinais e suas potencialidades terapêuticas e toxicológicas a alunos do I segmento do ensino fundamental do Colégio Municipal Inayá Moraes DCouto e do Colégio Municipal Renato Martins. O projeto será conduzido por meio de atividades didáticas em sala de aula, atividades lúdicas pelo desenvolvimento de um jogo didático com o tema plantas medicinais, montagem e plantio de um Jardim expositivo de plantas medicinais e visita didática ao Laboratório de Produtos Bioativos.
Integrantes: Michelle Frazão Muzitano (coordenadora), Shaft Correa Pinto, Thiago Barth, Denise Oliveira Guimarães, Willian Jonis Andrioli, Jéssyca Fernandes de Oliveira Couto, Marlon Heggdorne de Araújo
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
13.Projeto: Centro Regional de Informações Sobre Medicamentos UFRJ-Macaé
Período: 2023 - atual
Descrição: O projeto visa fornecer a profissionais de saúde e população do município de Macaé e municípios vizinhos informações seguras sobre medicamentos.
Integrantes: Michelle Frazão Muzitano (coordenadora), Danielle Maria de Souza Sério dos Santos, Fernanda Lacerda da Silva Machado, Juliana Givisiez Valente, Samantha Monteiro Martins
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
12.Projeto: UFRJ/CMM - ComunicaFarMacae
Período: 2023 - atual
Descrição: Projeto de extensão do Instituto de Ciências Farmacêuticas da UFRJ-Macaé com o intuito de promover a comunicação interna e externa do curso de Graduação em Farmácia e do curso de Pós-Graduação de Produtos Bioativos e Biociências (PPG ProdBio) por meio de canais de comunicação online e atividades em escolas da região de Macaé.
Integrantes: Vítor Todeschini (Coordenador), Edézio Ferreira da Cunha Júnior, Francisco Martins Teixeira, Leonardo Paes Cinelli, Marina Cardoso Nemitz, Willian Jonis Andrioli
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
11.Projeto: Esporte e Lazer - Construindo uma trajetória para a promoção da saúde
Período: 2022 - atual
Descrição: O Projeto Esporte e Lazer tem como premissa ressignificar os espaços públicos e educacionais criando novos vínculos, redes de proteção e sentimento de pertencimento territorial, a partir de ações nas áreas do esporte e das diferentes práticas corporais, das artes e da cultura na perspectiva do lazer e da participação irrestrita. Busca-se com essas ações disseminar a prática da atividade física, do esporte, das artes e do lazer, voltada para a melhoria da saúde e da qualidade de vida, favorecendo o acesso às práticas corporais, às atividades esportivas, às artes e aos espaços de lazer nos município de Rio das Ostras e Macaé.
Integrantes: Thiago da Silveira Alvares, Gustavo Vieira de Oliveira, Bruno Mattos da Silva (Coordenador)
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
10.Projeto: Alice no país das epidemias: Jogos de RPG para educação em saúde
Período: 2021 - atual
Descrição: O projeto envolve a produção de jogos de RPG (do inglês, role playing games) que são Jogos de Interpretação em que os participantes por meio de suas interações criam uma história. O público-alvo das ações extensionistas são alunos do ensino fundamental e médio e serão realizadas oficinas nas quais os participantes jogarão um jogo de RPG digital ou de tabuleiro. Os jogos têm como objetivo a educação em saúde sobre doenças infecciosas, principalmente em relação à divulgação de informações sobre a transmissão e medidas de prevenção, além de trabalhar a questão da valorização da ciência. Os jogos serão situados em um contexto histórico de alguma epidemia e os alunos participantes serão responsáveis por tentar desvendar e solucionar o caso.
Integrantes: Paula Alvarez Abreu (Coordenadora)
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
09.Projeto: Ciclo de palestras do NUPEM/UFRJ: instrumento de integração universidade-sociedade
Período: 2021 - atual
Descrição: Em 2006, com o objetivo de divulgar e discutir trabalhos científicos foi criado o "Ciclo de palestras do NUPEM?, com encontros presenciais, que no decorrer do tempo passaram a acontecer semanalmente no auditório Professor Francisco de Assis Esteves localizado no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ), atual Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade. As palestras são realizadas por pesquisadores do próprio instituto, da universidade e também de outras instituições, e são destinadas à comunidade acadêmica para a divulgação e discussões científicas, incentivando a participação do público em geral. Em 2016, na plataforma do YouTube foi criado o canal do NUPEM, sendo utilizado também para o "Ciclo de palestras do NUPEM?, que passaram a ser transmitidas em tempo real visando proporcionar oportunidade de acesso às informações para um número maior de expectadores. A divulgação científica disponibilizada no canal é de grande importância para a sociedade. Em 2020, com o cenário de pandemia, distanciamento social e medidas de prevenção para a COVID-19, o canal do YouTube do NUPEM/UFRJ, passou a ser uma ferramenta importante para a realização de transmissões ao vivo destas palestras, dando assim a continuidade dessa atividade com a interação entre o palestrante e expectadores internos e externos à universidade, sendo uma importante ação extensionista, visto que as palestras ficam disponíveis no canal alcançando um maior número de visualizações.
Integrantes: Magdalena Nascimento Renno (Coordenadora)
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
08.Projeto: Kaizen: Formação de recursos humanos e o aperfeiçoamento contínuo profissional, institucional e social sobre animais peçonhentos e a produção de soros na saúde pública
Período: 2019 - atual
Descrição: Os acidentes com animais peçonhentos têm importância clínica e social em virtude de sua grande frequência e gravidade das lesões, sendo de extrema relevância a realização de condutas de diagnóstico e tratamento dos acidentados, especialmente com o uso de soros hiperimunes contendo imunoglobulinas específicas. Devido à relevância do conhecimento sobre a prevenção e o tratamento desses acidentes por parte da população e considerando as diretrizes de políticas de saúde pública, bem como a importância dos casos de acidentes na região de estudo, objetiva-se, neste projeto a implantação de um ciclo de ações educativas envolvendo essa temática junto a comunidade macaense e região, mais especificamente alunos de ensino médio e fundamental, bem como produtores rurais. Além disso, o presente projeto busca estreitar laços com o Instituto Vital Brazil (IVB), um dos laboratórios oficiais produtor de soros hiperimunes no Brasil, a fim de contribuir com a formação de recursos humanos tanto na empresa quanto na universidade e, dessa forma, possibilitar a integração dos profissionais e acadêmicos de vários cursos de graduação da UFRJ-Macaé, funcionários da empresa e comunidade regional em geral.
Integrantes: Professores: Maximiliano da Silva Sangoi, Vítor Todeschini (Coordenador); Francisco Teixeira; Shaft Correa Pinto. Marina Cardoso Nemitz, Thiago Barth, Arídio Mattos Junior, Suzana Passos Chaves, Ilana de Souza Nunes, Maria Gorete Carvalho da Silva, Rafaela da Cruz Figueredo.
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
07.Projeto: REMELIXO: Transformando conhecimento em ação
Período: 2021 - atual
Descrição: Os medicamentos são importantes ferramentas na manutenção da saúde, contribuindo de forma significativa para a melhora da qualidade e expectativa de vida da população. No entanto, simultaneamente a todos os benefícios trazidos pela sua utilização, podem constituir risco à saúde pública e meio ambiente se estes produtos forem descartados de forma incorreta. Devido a preocupação com a destino dos medicamentos que não são mais utilizados pela população e dos resíduos de serviço de saúde representarem uma realidade globalizada e levando em consideração a escassez de dados referentes ao assunto, objetiva-se, neste projeto, fazer um diagnóstico situacional sobre o descarte de medicamentos por parte dos usuários da farmácia municipal central no município de Macaé-RJ, bem como da comunidade acadêmica do campus UFRJ-Macaé. Além disso, o presente projeto busca contribuir no gerenciamento desses resíduos através do desenvolvimento e implantação de sistemas coletores para destinação final adequada dos resíduos de medicamentos, bem como realizar atividades educativas destacando a importância do assunto e procedimentos junto a escolas de ensino médio e/ou fundamental de Macaé e região. Dessa forma, o projeto busca possibilitar a integração dos profissionais e acadêmicos de vários cursos de graduação da UFRJ-Macaé, promovendo a educação, transformação social e atualização dos recursos humanos.
Integrantes: Maximiliano da Silva Sangoi (Coordenador), Anna Karolina Mouzer da Silva Machado, Denise Oliveira Guimarães, Marina Cardoso Nemitz, Samantha Monteiro Martins, Thiago Barth, Vítor Todeschini
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
06.Projeto: Triagem sorológica em professores e alunos do Município de Macaé: O diagnóstico sendo utilizado na divulgação científica e troca de conhecimento sobre a Covid-19
Período: 2021 - atual
Descrição: As atividades de extensão, como ferramenta de interação, devem sempre objetivar ser o meio pelo qual se dê a interação dialógica entre o meio acadêmico e os setores da sociedade. Por meio dessas atividades se dá a troca de experiências, conhecimento e o contato com questões complexas em contextos sociais reais, contribuindo para a formação do estudante como cidadão crítico e responsável (Ministério da Educação, 2018). Dessa forma, o presente projeto se propõe a contribuir na divulgação de informações para a população por meio da integração ensino-serviço-comunidade. Dispõe-se a contribuir para que o acolhimento, diagnóstico, manejo clínico e monitoramento de casos confirmados de pessoas em risco para infecção por SARS-CoV-2, se deem com excelência e segurança. A prestação de serviço a comunidade também se caracteriza como uma forma de atividade de extensão, desde que, ocorra a transferência do conhecimento gerado, incluindo-se no caso deste projeto a assistência à saúde humana e, se caracteriza pela intangibilidade, inseparabilidade da interrelação entre pesquisa, ensino e extensão universitária (THIOLLENT; CASTELO BRANCO; GUIMARÃES; ARAÚJO FILHO, orgs., 2003). E, assim, Fortalecer a extensão tecnológica como estratégia de desenvolvimento local e regional em que a sociedade tem acesso ao diagnóstico da COVID-19, ampliando a participação do NUPEM/UFRJ no desenvolvimento e monitoramento de políticas públicas do Município de Macaé (FORPROEX, 2012). Dessa forma, abaixo descrevemos um pouco sobre a doença COVID-19 para então descrever as ações que permearão esta tríade.
Integrantes: Cintia Monteiro de Barros (Coordenadora), Flávia Borges Mury, Raquel de Souza Gestinari, Rodrigo Nunes da Fonseca
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
05.Projeto: Jornada Integrada dos Programas de Pós-Graduação da Área da Farmácia da UFRJ
Período: 2018 - atual
Descrição: A UFRJ possui 3 PPGs na Área da Farmácia:PPG em Ciências Farmacêuticas (CF), PPG em Produtos Bioativos e Biociências (PRODBIO) e o PPG de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Farmacêutica (CTECFAR). Destacam-se os PPGs CF e PRODBIO como os únicos PPGs Acadêmicos na Área da Farmácia no Estado do Rio de Janeiro, e que recebem a maioria dos profissionais graduados em Farmácia e em áreas afins que desejam seguir carreira acadêmica e de pesquisador. A VI Jornada tem relevância científica, tecnológica e de inovação para os PPGs envolvidos, pois sua realização possibilita a discussão de tópicos de CF, que têm impacto na geração de produtos inovadores em saúde pública. É fórum para o estabelecimento e fortalecimento de cooperações entre os PPGs e destes com a Graduação. Ainda, a VI Jornada tem também como objetivo ampliar as ações de internacionalização, como a mobilidade acadêmica para o exterior, formação de redes e o estabelecimento de colaborações internacionais em pesquisa, iniciativas para atração de pesquisadores estrangeiros, dentre outros esforços de internacionalização. O evento será realizado no Campus Macaé da UFRJ e compõe um conjunto de ações para fortalecer as atividades da UFRJ na Região Norte do Estado do Rio de Janeiro. A realização desta Jornada possibilitará o avanço dos PPGs envolvidos e a atração de novos discentes e pesquisadores para a formação de recursos humanos (RH) na área das CF, devido a participação de graduandos da UFRJ e de outras Instituições da Região, públicas e privadas. Desta forma, o auxílio financeiro fornecido pela CAPES permitirá o desenvolvimento desta Jornada que ampliará o avanço das interações entre a formação acadêmica e profissional na Pós-graduação strictu sensu na Área da Farmácia, delineando e estreitando cooperações nacionais e internacionais.
Integrantes: Carlos Rangel Rodrigues (Coordenador), Cláudia Pinto Figueiredo, João Luiz Mendes Wanderley, Juliana Montani Raimundo, Marlon Heggdorne de Araújo, Michelle Frazão Muzitano, Yraima Moura Lopes Cordeiro
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
04.Projeto: Conexão Farmacêutica: Universidade – Indústria
Período: 2017 - atual
Descrição: Ações que estimulam uma maior interação das indústrias com a universidade, promovem o intercâmbio de conhecimento e habilidades tecnológicas, fomentando o processo de inovação e auxiliando no desenvolvimento de profissionais melhores qualificados para o mercado. O compartilhamento do conhecimento entre a universidade e a indústria permite uma maior vivência dos estudantes na realidade profissional e a formação de profissionais mais críticos e comprometidos. Assim, estratégias de buscar uma maior conexão entre a universidade e a indústria farmacêutica possibilitam o crescimento sustentável das ciências farmacêuticas no país. O presente projeto tem por objetivo realizar ações de extensão, como ciclos de seminários de conexão universidade – indústria, workshops de desenvolvimento profissional, visitas técnicas nas indústrias farmacêuticas e feiras de estágios e integração tecnológica, visando estimular as relações entre a Universidade e a Indústria e, assim, fomentar a ciência, tecnologia e inovação farmacêutica. Com a realização dessas ações, buscase melhor preparar os estudantes para seu desenvolvimento profissional; relacionar as áreas de atuação e os conceitos apresentados nas disciplinas dos cursos de graduação em farmácia; contribuir com a formação de profissionais capazes de acompanhar os avanços na pesquisa, desenvolvimento, produção e legislações, que impactam os diferentes campos de atuação na indústria farmacêutica; promover o intercâmbio de conhecimentos e habilidades tecnológicas entre as instituições; permitir à sociedade um contato direto com profissionais da área e a oportunidade de aprender com os mesmos e; auxiliar no direcionamento de estudantes ou profissionais que desejam atuar na indústria e também em uma maior notoriedade dos mesmos.
Integrantes: Bianca Aloise Maneira Correa Santos (Coordenadora), Carlos Rangel Rodrigues
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
03.Projeto: Corpo Humano em Ação: Praticar para melhor compreender o seu funcionamento
Período: 2017 - atual
Descrição: A Fundação Brasileira para o desenvolvimento do ensino da Ciência estimula o emprego do método experimental no ensino das ciências, rompendo com o ensino dessa mesma área sob bases livrescas. Segundo eles, o trabalho em laboratório desenvolve nos alunos uma permanente atitude de indagação, observação e crítica, procurando tornar os alunos capazes de aplicar? Por iniciativa própria, o método científico a novos problemas, sendo mais importante do que dar-lhes informações específicas sobre determinados temas. Desta forma, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio serão desenvolvidas visitas guiadas ao anatômico. Além disso, serão realizados experimentos científicos sobre o metabolismo e funcionamento do corpo humano. Estas abordagens ocorrerão através de demonstrações e indagações práticas com intuito de auxiliar em uma melhor compreensão do funcionamento do organismo, promovendo uma maior utilização e abrangência do conhecimento científico contido na Universidade para a comunidade. Atualmente, o ensino de ciências nas escolas é realizado com base em aulas teóricas devido a não disponibilidade, condições estruturais e financeiras para a realização de aulas práticas. Assim, a realização de visitações guiadas ao anatômico, bem como, a prática experimental contendo questões sobre os diferentes mecanismos anatômicos, bioquímicos e fisiológicos do corpo humano poderão auxiliar os alunos na concretização, adequação e aprendizado dos conceitos teóricos estudados, além de servir aos professores como ferramenta de apoio complementar às respectivas aulas.
Integrantes: Professores: Cintia Monteiro de Barros (Coordenadora), Juliana Montani Raimundo; Flávia Borges Mury; Rosane Aparecida Ribeiro; Helene Nara Henriques Blanc; Elane da Silva Ribeiro.
Alunos PPG-ProdBio: Taynan Motta Portal; Jéssica Fernandes de Souza; Andressa de Abreu Mello (egressa).
Graduação: (10)
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
02.Projeto: Incentivo ao consumo de vegetais: desenvolvimento de um novo produto a base da beterraba como alimento funcional para a população
Período: 2016 - atual
Descrição: O público alvo desta pesquisa engloba todos os idosos cadastrados no Centro de Convivência do Idoso e também aqueles que fazem parte do Programa Guarda Senior da Prefeitura de Macaé. O objetivo da proposta é promover eventos específicos para discussão das questões relativas aos idosos - Conferências e Fóruns - espaço para abordagem e elaboração de propostas para avaliar e melhorar possíveis deficiências nutricionais do idoso. A equipe envolvida no projeto constitui de professores, alunos bolsistas e discentes colaboradores de pós-graduação. O projeto também será aberto a outros professores e alunos de graduação e pós-graduação que por ventura manifestarem interesse em colaborar.
Integrantes: Thiago da Silveira Alvares (Coordenador), Carlos Adam Conte Junior, Gustavo Vieira de Oliveira
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
01.Projeto: Avaliação da utilização de medicamentos por escolares e prevenção da automedicação
Período: 2012 - atual
Descrição: A automedicação é uma prática que consiste no consumo do medicamento sem a prescrição médica. Sua prática pode ter conseqüências e efeitos indesejáveis representando um problema de saúde pública. Esta prática pode ser prevenida através da informação e da educação. O objetivo do presente trabalho é promover palestras educativas sobre prevenção da automedicação em escolares de nível médio por meio de informação técnico-científica, focando a educação em saúde e divulgando os riscos decorrentes da automedicação. A extensão possibilita a interação do discente junto à comunidade proporcionando uma formação acadêmica prática aliada ao conhecimento científico, sendo este, um processo educativo e cultural que possibilita o surgimento de uma relação entre a universidade e a sociedade. Os indicadores de prevalência da automedicação no Brasil são alarmantes e, dentro deste contexto este projeto visa criar ações voltadas à melhoria da qualidade de saúde a partir da disseminação do conhecimento no meio da comunidade, através de palestras educativas em escolas de nível médio, localizadas no município de Macaé/RJ. Onde serão abordados os problemas e riscos associados à prática da automedicação. O projeto apresenta como metas inserir o discente bolsista na prática educativa através da informação, auxiliando no processo de consolidação do uso racional dos medicamentos; permitir a interação do aluno de forma direta com a comunidade, promovendo a qualidade de vida das pessoas, através de medidas que promovam a redução da automedicação, diminuindo assim os riscos e efeitos indesejáveis causados pelo mau uso dos medicamentos.
Integrantes: Magdalena Nascimento Rennó (Coordenadora)
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.