AÇÕES DE EXTENSÃO PPG-PRODBIO

(ordem cronológica/decrescente)

 

17.Projeto: Kaizen: Formação de recursos humanos e o aperfeiçoamento contínuo profissional, institucional e social sobre animais peçonhentos e a produção de soros na saúde pública

Período: 2019 - atual

Descrição: Os acidentes com animais peçonhentos têm importância clínica e social em virtude de sua grande frequência e gravidade das lesões, sendo de extrema relevância a realização de condutas de diagnóstico e tratamento dos acidentados, especialmente com o uso de soros hiperimunes contendo imunoglobulinas específicas. Devido à relevância do conhecimento sobre a prevenção e o tratamento desses acidentes por parte da população e considerando as diretrizes de políticas de saúde pública, bem como a importância dos casos de acidentes na região de estudo, objetiva-se, neste projeto a implantação de um ciclo de ações educativas envolvendo essa temática junto a comunidade macaense e região, mais especificamente alunos de ensino médio e fundamental, bem como produtores rurais. Além disso, o presente projeto busca estreitar laços com o Instituto Vital Brazil (IVB), um dos laboratórios oficiais produtor de soros hiperimunes no Brasil, a fim de contribuir com a formação de recursos humanos tanto na empresa quanto na universidade e, dessa forma, possibilitar a integração dos profissionais e acadêmicos de vários cursos de graduação da UFRJ-Macaé, funcionários da empresa e comunidade regional em geral.

Integrantes: Professores: Maximiliano da Silva Sangoi, Vítor Todeschini (Coordenador);  Francisco Teixeira; Shaft Correa Pinto. Marina Cardoso Nemitz, Thiago Barth, Arídio Mattos Junior, Suzana Passos Chaves, Ilana de Souza Nunes, Maria Gorete Carvalho da Silva, Rafaela da Cruz Figueredo.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) .

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16.Projeto: Compartilhando Experiências

Período: 2019 - atual

Descrição: O projeto visa fornecer subsídios ao ensino de Química e Biologia, por meio da experimentação e/ou simulação computacional, para que os temas que fazem parte do programa do ENEM possam ser abordados de forma a facilitar o processo de ensino-aprendizagem, visando assim uma melhor compreensão e aproveitamento dos estudantes em meio ao caráter conteudista que esta fase de estudo adquire.

Integrantes: Professora: Nelilma Correia Romeiro - Coordenadora; Doutoranda: Karina Godarth Gonçalves.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1)

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15.Projeto: Tomando Ciência

Período: 2019 - atual

Descrição: A divulgação do conhecimento para as comunidades e a integração com as mesmas são ações desejáveis da Universidade Pública e gratuita. Nesse contexto, a proposta aqui apresentada pretende, através de ciclos semanais de seminários, palestras, debates e rodas de conversa, divulgar e discutir a Ciência da UFRJ Campus Macaé e de outras instituições públicas de ensino da região. Nesse processo, pretende-se incluir comunidades que possam se beneficiar dos conhecimentos científicos relacionados aos temas abordados, de modo a realizar debates e rodas de conversa que permitam que o olhar do público seja colocado diretamente sobre o conhecimento produzido, de modo a se refletir sobre a sua verdadeira importância. Pretende-se, como resultados, auxiliar na atualização de docentes e discentes externos acerca de temas científicos de 4 áreas gerais: Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Biociências e Ensino. Ademais, pretende-se estimular os discentes do Ensino Médio a participarem de projetos científicos e também auxiliá-los na escolha da profissão através do contato com profissionais de diversas áreas e cursos da UFRJ Macaé e externos.

Integrantes: Professores: Nelilma Correia Romeiro (Coordenadora), Rodrigo de Siqueira Melo; Ítalo Rodolfo Silva.

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14.Evento: VII Semana da Química do Campus UFRJ-Macaé

Período: 2019 - atual

Descrição: Apresentar e divulgar o conhecimento nas diferentes áreas da Química.

Integrantes: Professores. Nelilma Correia Romeiro (Coordenadora), Willian Tássio Gomes Novato, Cid Pereira, Paulo José de Sousa Maia, Diego Fernando da S Paschoal.
Alunos envolvidos: Graduação: (12)

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13.Projeto: Vivências em Química

Período: 2018 - atual

Descrição: O projeto receberá estudantes da Educação Básica com um intuito de mostrar a interface entre a química e suas variações às práticas sociais. Objetiva mostrar a importância do letramento científico e a inserção do conhecimento científico na produção de objetos e ações cotidianas. Alia-se à perspectiva do currículo com ênfase na articulação Ciência-Tecnologia-sociedade, considerando a importância da significação ao que é ensinado nas escolas e da contextualização social.

Integrantes: Professores:  Nelilma Correia Romeiro (Coordenador), Jorge Luis C. Moraes, Eldo Campos, Flávia Borges Mury, Mario Sergio Schultz, Cid Pereira, Heitor Monteiro Duarte, Maurício Mussi Molisani .
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (4)

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12.Projeto: Atendimento ambulatorial da Liga Acadêmica de Cardiologia do Campus UFRJ - Macaé Professor Aloísio Teixeira

Período: 2018 - atual

Descrição: A Liga Acadêmica de Cardiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé (LAC UFRJ-Macaé) vem com o propósito de ampliar o acesso da população macaense ao serviço especializado de saúde através do Atendimento Ambulatorial, que fornece voluntariamente um serviço de qualidade em promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, tendo como foco maior o tratamento e controle da HAS. Através desse trabalho de caráter acadêmico-extensionista, espera-se a melhora nos parâmetros clínicos e laboratoriais de saúde dos pacientes, a começar pelo aumento da adesão terapêutica para controle efetivo dos fatores de risco e dos níveis tensionais.

Integrantes: Professores: Lécio Luiz Amaral do Patrocínio(Coordenador), Magdalena Nascimento Rennó.
Alunos: Graduação (23).

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11.Projeto: Na minha escola tem Universitários

Período: 2018 - atual

Descrição: O Projeto Na Minha Escola tem Universitários objetiva contribuir para a melhoria da educação básica compartilhando saberes entre a comunidade escolar e o corpo discente, docente e técnico administrativo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus UFRJ-Macaé Prof. Aloísio Teixeira.

Integrantes: Professores: João Luiz Mendes Wanderley (Coordenador); Suzana Passos Chaves.
Técnicos: Cristiane Pires Teixeira, Fernanda Araújo Fonseca, Daniele Gravina, Jeanete Fendeler Hoelz,
Alunos: Nicolas Oliveira Lasheras, Laís Veridiana Pereira dos Santos

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10.Projeto: Corpo Humano em Ação: Praticar para melhor compreender o seu funcionamento

Período: 2017 - atual

Descrição: A Fundação Brasileira para o desenvolvimento do ensino da Ciência estimula o emprego do método experimental no ensino das ciências, rompendo com o ensino dessa mesma área sob bases livrescas. Segundo eles, o trabalho em laboratório desenvolve nos alunos uma permanente atitude de indagação, observação e crítica, procurando tornar os alunos capazes de aplicar? Por iniciativa própria, o método científico a novos problemas, sendo mais importante do que dar-lhes informações específicas sobre determinados temas. Desta forma, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do ensino fundamental e médio serão desenvolvidas visitas guiadas ao anatômico. Além disso, serão realizados experimentos científicos sobre o metabolismo e funcionamento do corpo humano. Estas abordagens ocorrerão através de demonstrações e indagações práticas com intuito de auxiliar em uma melhor compreensão do funcionamento do organismo, promovendo uma maior utilização e abrangência do conhecimento científico contido na Universidade para a comunidade. Atualmente, o ensino de ciências nas escolas é realizado com base em aulas teóricas devido a não disponibilidade, condições estruturais e financeiras para a realização de aulas práticas. Assim, a realização de visitações guiadas ao anatômico, bem como, a prática experimental contendo questões sobre os diferentes mecanismos anatômicos, bioquímicos e fisiológicos do corpo humano poderão auxiliar os alunos na concretização, adequação e aprendizado dos conceitos teóricos estudados, além de servir aos professores como ferramenta de apoio complementar às respectivas aulas.

Integrantes: Professores:  Cintia Monteiro de Barros (Coordenadora), Juliana Montani Raimundo; Flávia Borges Mury; Rosane Aparecida Ribeiro; Helene Nara Henriques Blanc; Elane da Silva Ribeiro.
Alunos PPG-ProdBio: Taynan Motta Portal; Jéssica Fernandes de Souza; Andressa de Abreu Mello (egressa).
Graduação: (10)

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09.Projeto: Plantas Medicinais: Aprimoramento do Processo Ensino-Aprendizagem

Período: 2017 - atual

Descrição: A educação é compreendida como o processo de formação do ser humano, desenvolvendo-se primeiramente na família, mas com continuidade no convívio social, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Abordar no espaço escolar temas relacionados à saúde pode auxiliar na formação de crianças e adolescentes. O uso crescente de plantas medicinais in natura e sob a forma de fitoterápicos é estimulado, muitas vezes sem critérios, pela propaganda e pelos meios de comunicação, divulgando propriedades milagrosas para certas espécies vegetais, o que pode acarretar riscos à saúde da população. Desta forma, buscaremos promover o conhecimento sobre plantas medicinais e suas potencialidades terapêuticas e toxicológicas a alunos do II segmento do ensino fundamental do Colégio Atlântico Macaé LTDA e do Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho. O projeto será conduzido por meio de atividades didáticas em sala de aula, atividades lúdicas pelo desenvolvimento de um jogo didático com o tema plantas medicinais, montagem e plantio de um Jardim expositivo de plantas medicinais e visita didática ao Laboratório de Produtos Bioativos.

Integrantes: Professores: Michelle Frazão Muzitano (Coordenador), Juliana Montani Raimundo,  Denise Oliveira Guimarães, Shaft Correa Pinto, Samantha Monteiro Martins, Thiago Barth,  Maria Christina dos Santos Verdam, Willian Jonis Adrioli.

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08.Evento: Workshop em Produtos Naturais e Biociências

Período: 2017 - atual

Descrição: O evento tem por objetivo trazer novidades aos acadêmicos de cursos voltados às áreas de saúde e ciências, bem como aos profissionais da área.

Integrantes: Professores:  Michelle Frazão Muzitano (Coordenadora); Denise Oliveira Guimarães, Willian Jonis Adrioli; Shaft Correa Pinto,  Samantha Monteiro Martins, Thiago Barth.

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07.Projeto: Aplicações de ferramentas de modelagem molecular no ensino-aprendizagem de ciências

Período: 2017 - atual

Descrição: O projeto de extensão visa o uso de estratégias de modelagem molecular para auxiliar no ensino-aprendizagem e contribuir para visualização de estruturas de forma dinâmica e interativa. O público-alvo das ações serão alunos do ensino fundamental e médio, professores e licenciandos. Serão usados programas simples e gratuitos para visualizar e manipular as estruturas de moléculas a nossa volta e que fazem parte do cotidiano e serão aplicados questionários para avaliação da eficácia. As ações serão realizadas de forma participativa, incentivando o questionamento e troca de saberes e espera-se estimular o interesse por ciências e formar multiplicadores para contribuir no processo de ensino.

Integrantes: Paula Alvarez Abreu (Coordenadora), Emanuela Heiderick Gouvea,  Daiane de Jesus Viegas, Caroline Reis Santiago, Raíssa Soares de Oliveira da Silva, Paula Lohayne Silva,  Iara Garcia Miller de Souza, Nathalia Barbosa.

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06.Projeto: Descarte de medicamentos: Diagnóstico, educação e gerenciamento em domicílios e estabelecimentos farmacêuticos do município de Macaé-RJ

Período: 2016 - atual

Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral realizar o diagnóstico situacional envolvendo o descarte de medicamentos por usuários das ESF do município de Macaé-RJ, implantar um ciclo de atividades educativas sobre o tema, bem como auxiliar no gerenciamento desses resíduos.

Integrantes: Vitor Todeschini (Coordenador), Thiago Barth, Maximiliano da Silva Sangoi, Denise Oliveira Guimarães, Samantha Monteiro Martins, Daniel Karl Resende,  Anna Karolina Mouzer, Danielli M. S. S. dos Santos, Elaine dos Anjos Cruz, Flávia Roberta Chaves Soares,  Juliana Givisiez,  Márcio José de Medeiros.
Alunos envolvidos: Graduação: (1).

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05.Projeto: Pet GraduaSUS: Diagnóstico da situação atual dos cursos nos eixos de intervenção. Mudança curricular e integração ensino-serviço-comunidade.

Período: 2016 - 2018

Descrição: As ações desenvolvidas pelos envolvem os atores do SUS e da comunidade acadêmica, como professores, estudantes, profissionais de saúde e gestores, com foco na interdisciplinaridade, na integração ensino-serviço, na humanização do cuidado, na integralidade da assistência, no desenvolvimento das atividades que considerem a diversificação de cenários de práticas e redes colaborativas na formação para o SUS.

Integrantes: Rosane Aparecida Ribeiro (Coordenadora), Juliana Montani Raimundo, Helene Nara Henriques, Viviam Correa de Sousa, Paula Lima do Carmo, Aleksandra Menezes de Oliveira.

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04.Projeto: Conhecendo as Estruturas e Funções do Corpo Humano

Período: 2016 - atual

Descrição: Visitas guiadas ao Laboratório Anatômico do Campus UFRJ-Macaé para discentes da rede básica de ensino de Macaé e Região. Durante as visitas os discentes têm acesso à mini-palestras sobre a morfofisiologia dos sistemas: Musculoesquelético, Nervoso, Cardiovascular e Gastrointestinal.

Integrantes: Rosane Aparecida Ribeiro (Coordenadora), Cintia Monteiro de Barros, Flavia Borges Mury , Helene Nara Henriques, Elane da Silva Ribeiro.

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03.Projeto: Incentivo ao consumo de vegetais: desenvolvimento de um novo produto a base da beterraba como alimento funcional para a população

Período: 2016 - atual

Descrição: O público alvo desta pesquisa engloba todos os idosos cadastrados no Centro de Convivência do Idoso e também aqueles que fazem parte do Programa Guarda Senior da Prefeitura de Macaé. O objetivo da proposta é promover eventos específicos para discussão das questões relativas aos idosos - Conferências e Fóruns - espaço para abordagem e elaboração de propostas para avaliar e melhorar possíveis deficiências nutricionais do idoso. A equipe envolvida no projeto constitui de professores, alunos bolsistas e discentes colaboradores de pós-graduação. O projeto também será aberto a outros professores e alunos de graduação e pós-graduação que por ventura manifestarem interesse em colaborar.

Integrantes: Thiago da Silveira Alvares - Coordenador, Carlos Adam Conte Junior,  Gustavo Vieira de Oliveira, Elisaldo Mendes Cordeiro
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2).

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02.Projeto: Criação de farmácia viva no município de Rio das Ostras, RJ como promotor de saúde e educação

Período: 2015 - 2018

Descrição: Este projeto visa a criação de uma farmácia viva, em todas suas etapas, no município de Rio das Ostras. Inicialmente será realizado estudos sobre o uso de plantas medicinais, organização de um banco de dados, bem como a escolha das espécies vegetais com potencial terapêutico a serem cultivadas na horta, baseado no estudo etnográfico realizado com a população e na listagem da RENISUS e RENAFITO. Além disso, serão realizados cursos de orientação em saúde para profissionais e população local. Também serão realizados cursos para agricultores da região com objetivo de fomentar a agricultura familiar. Será criado um laboratório para beneficiamento de plantas medicinais, onde também ocorrerá as práticas interdisciplinares com as escolas do Município. Estes dois espaços multiusuários (Horta e laboratório) serão criados no Parque da Cidade e no Parque dos Pássaros, respectivamente. Esta proposta integra professores e alunos do curso de farmácia da UFRJ Campus Macaé com a comunidade do município de Rio das Ostras em nível de saúde, educação e meio ambiente, através de colaborações com as respectivas secretarias municipais. As ações envolvidas contemplarão a integração multidisciplinar e interinstitucional contribuindo para a disseminação sobre o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos no SUS auxiliando na promoção da Saúde da população e na inserção de novas práticas ensino-aprendizagem em diferentes áreas do conhecimento. Por último, será preparado uma cartilha, com uma tiragem de 5000 exemplares, com orientações sobre o uso correto de plantas medicinais e preparo de remédios caseiros, também será ministrado curso teórico-prático sobre o assunto.

Integrantes: Professores: Edison Luiz Santana Carvalho (Coordenador), Juliana Montani Raimundo, Michelle Frazão Muzitano, Gilberto Dolejal Zanetti -Denise de Oliveira Guimarães, Shaft Corrêa Pinto, Maximiliano da silva sangoi, Rita Cristina Azevedo Martins, Carolina Gonçalves Pupe, Thiago Barth, Arídio Mattos Junior.
Alunos: Graduação (5).

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01.Projeto: Estratégias para a promoção do uso racional de medicamentos

Período: 2012 - atual

Descrição: O medicamento é um importante elemento na recuperação e prevenção de doenças garantindo a qualidade de vida das pessoas. No entanto, há riscos associados a seu uso mesmo quando adequadamente usado e sua utilização inadequada pode ocasionar intoxicações, interações medicamentosas ou reações adversas aos medicamentos (RAM), podendo causar danos à saúde. Alguns riscos podem ser evitáveis e ações de educação em saúde visando a promoção do uso racional de medicamentos, empregando-se além do conhecimento científico experiências da população e preparar os membros de uma comunidade para atuarem de forma crítica e corresponsável na promoção da saúde, através da interface entre saberes científicos e do senso comum. Através de habilidades e informações adquiridas a promoção continua sobre o uso adequado dos medicamentos pode ser o caminho para a mudança nas práticas cotidianas com relação aos medicamentos, proporcionando mudanças nas atitudes das pessoas a usar o medicamento de maneira mais consciente aumentando a adesão medicamentosa, diminuindo a pratica da automedicação, e riscos relacionados ao uso de medicamentos. A conscientização das pessoas é um pré-requisito quando se espera elevar o nível e a manutenção da saúde do indivíduo. O objetivo deste trabalho, será realizar e desenvolver diferentes estratégias, em diferentes grupos, através de ações educativas visando a promoção do uso racional de medicamentos.

Integrantes: Professores: Magdalena Nascimento Rennó (Coordenadora),  Lécio Luiz Amaral do Patrocínio, Adriana Bispo Alvarez.
Alunos Graduação: (5).

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UFRJ PPGProdBio - Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências
Desenvolvido por: TIC/UFRJ