Ciclo de Palestras Diversidade, Ambiente e Sociedade 2014

Obs: Não é necessário fazer inscrição para assistir a palestra.Programa de Pós-Graduação em Produtos Bioativos e Biociências

Heterociclos Bioativos x Meio Ambiente: Possíveis Soluções Empregando Síntese Orgânica

A vida moderna tem propiciado o aparecimento de diferentes tipos de problemas, dentre os quais podem ser destacados:

a) o fenômeno da resistência bacteriana a diversos antibióticos;

b) a poluição dos sistemas hídricos, sendo ambos uma realidade e motivo de diferentes pesquisas.

A resistência bacteriana limita às opções de tratamento de infecções, representando uma ameaça para a saúde pública. Esta resistência prolifera rapidamente através de transferência genética tornando necessário o desenvolvimento de novos antibióticos e a descoberta de novos alvos terapêuticos. A poluição hídrica compromete em longo prazo um dos bens necessários a sobrevivência humana.

Serão reportados alguns resultados associados às pesquisas desenvolvidas no Instituto Militar de Engenharia com foco no desenvolvimento de compostos bioativos, assim como de materiais poliméricos para fins ambientais.

O desenvolvimento dos novos protótipos bioativos envolve o heterociclo 4,5-diidroisoxazol, o qual é um importante grupo farmacofórico, possuindo diferentes bioatividades, tais como: antifúngico, antitumoral, antioxidante, antibiótico, antidepressivo, anti-inflamatório e analgésico.

A contribuição da síntese na área ambiental dará destaque na preparação de diferentes matrizes poliméricas funcionalizadas, as quais são obtidas a partir de monômeros vinílicos. Adicionalmente, potenciais aplicações deste material em processos de descontaminação de meio aquoso serão reportadas.

PALESTRANTE

Prof. Dr. Alcino Palermo Aguiar

(Professor Associado do Departamento de Engenharia Química,

Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, RJ)

DATA E HORÀRIO

Dia 11de Dezembro, a partir das 11:00h até 12:00h.

Sala 14B Bloco: 02

Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (NUPEM-UFRJ)

Avenida São José do Barreto, 764, Bairro São José do Barreto, Macaé, RJ, Informações: (22) 2141-3900.