Foto jornada

O evento, promovido pelos programas de Pós-Graduação em Produtos Bioativos e Biociências (PPG-ProdBio), Ciências Farmacêuticas (PPG-CF) e Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Farmacêutica (CTECFAR), foi sediado na Cidade Universitária do Campus Macaé. Em sua 6ª edição, a jornada obteve recorde de participações, com mais de 300 inscritos, abrangendo alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O evento contou com as ilustres participações da Profa. Dra. Silvia Stanisçuaski Guterres, atual coordenadora na área de farmácia da CAPES, do Prof. Dr. Jerson Lima da Silva, ex-diretor científico da FAPERJ, e do Prof. Dr. Adriano Defini Andricopulo, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Química, além da presença do Prof. Dr. David Ucker, da Universidade de Illinois (EUA).

Dentre os 144 trabalhos apresentados, foram conferidas 8 menções honrosas e 3 premiações, generosamente patrocinadas pelas empresas LABEX e Botica D’Rossi. A lista completa com os trabalhos e autores agraciados pode ser encontrada abaixo:

Premiações

Melhor apresentação oral

Estudo de coorte para adaptação e validação de ferramentas de análise de reações adversas a medicamentos em pediatria. Thais Fernandes, Pedro Rente, Raiza Kelem, Nathalia Alvarez, Nathalia Ferreira, Veronica Braga, Marcelo Land e Elisangela da Costa Lima.

1º lugar (pôster)

Análise multivariada no estudo de tinturas de Viscum album L. e avaliação antitumoral em modelos de cultura cellular 3D. Michelle N. O. Melo, Carla Holandino, Adriana Passos.

2º lugar (pôster)

Desreplicação do extrato com atividade cardiovascular da espécia Stachytarpheta schottiana. Marcos V. Toledo e Silva, Julia Cardoso F. Ximenes, Tatiana U. P. Konno, Rafael Garrett da Costa, Michelle F. Muzitano, Shaft. C. Pinto, Thiago Barth.

Menções Honrosas

Modalidade: apresentação oral

Biocatalisadores preparados a partir de Stemphylium lycopersici para obtenção de blocos aminados enantiopuros. Maria Sandra Ramos Queiroz, Fellipe Francisco Silva, Glaciela C. R. da Silva Scherer, Rodrigo O. M. A. de Souza, Jamile Zeni, Marcelo L. Mignoni, Denise O. Guimarães, Ivana C. R. Leal.

Modalidade: pôster

Categoria: iniciação científica

Potencial citotóxico do fungo endofítico HB19A isolado de Humiria balsamifera. Bárbara Siqueira dos Santos, Jobert Willemen, Jéssyca Fernandes de Oliveira Couto, Marcos Vinicius Toledo e Silva, Willian Jonis Andrioli, Michelle Frazão Muzitano, Shaft Correa Pinto, Samantha Monteiro Martins, Thiago Barth, Marlon Heggdorne de Araújo, Tatiana Konno, Denise Oliveira Guimarães.

Estudo do potencial inibitório de flavonoides o-heterosídeos da folha de Tapirira guianensis sobre a mieloperoxidase. Cecília P. M. Condack, Laura Lisboa, Michelle F. Muzitano, Leandro L. da Silva.

Categoria: mestrado profissional

Desenvolvimento e estudo de estabilidade de solução magistral de L-carnitina destinada ao tratamento de doenças metabólicas. Mayra L. C. Bodart, Larissa S. Rodrigues, Ana Lúcia V. Villa, Elisabete P. dos Santos.

Categoria: mestrado

Efeito anti-helmíntico do metabólito elatol obtido da alga Laurencia dendroidea no nematoide Caenorhabditis elegans. Noele Borges Magalhães Fagundes, Angélica Ribeiro Soares, Júlia Peralta Gonçalves, Aleksandra Oliveira-Menezes.

Estudo computacional de complexos de Pt(IV) com potencial antitumoral: caracterização e reatividade. Larissa P. N. Machado, Célia Fonseca Guerra, Hélio F. Dos Santos, Diego Paschoal.

Categoria: doutorado

Rosiglitazona em baixa dose melhora a homeostase da glicose e tem ação hepato-específica em camundongos obesos. João Gabriel Bernardo Leandro, Marie-Pier Forest, Marie-Hélène Lavallée-Bourget, Lilian Sales Gomez, Rafael Junges Moreira, Vanessa Houde, Michael Schwab, Kerstin Bellmann, Yves Deshaies, André Marette, Mauro Sola-Penna.

Investigação da presença de fármacos como poluentes emergentes do rio Bengala no município de Nova Friburgo e implicações para a saúde. Carla Mariah Oliveira, Robson Roney Bernardo, Bruna Lima Roedel dos Santos, Cleverton Kleyton Freitas de Lima, Ana Luisa Palhares de Miranda.