As Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado são compostas por elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, sendo alguns itens obrigatórios e outros optativos como: capa (obrigatória), lombada (obrigatória na versão final); folha de rosto (obrigatório), folha de aprovação (obrigatória), dedicatória (opcional), agradecimentos (opcional), epígrafe (opcional), resumo na língua vernácula (obrigatório), resumo em língua estrangeira (obrigatório), lista de ilustrações (obrigatório), lista de tabelas (obrigatório), lista de abreviaturas e siglas (obrigatório), lista de símbolos (opcional), sumário (obrigatório); introdução, justificativa, objetivos, material e métodos, resultados e discussão (juntos ou não), conclusão, referências (obrigatório), glossário (opcional), apêndice (opcional), anexo (opcional) e índice (opcional).
Conforme normas para elaboração e formatação de Dissertações/Teses do PPG-ProdBio (anexo), os discentes em concordância com seus orientadores podem optar por um dos seguintes modelos para elaboração das Teses e Dissertações:
1. Modelo clássico:
1) Introdução (estado-da-arte sobre o tema específico do trabalho);
2) Justificativa;
3) Objetivos (gerais e específicos);
4) Material e Métodos;
5) Resultados e Discussão (junto ou separado);
6) Conclusões;
7) Referências.
2. Modelo com inclusão de artigo(s):
1) Introdução (estado-da-arte sobre o tema geral);
2) Justificativa;
3) Objetivos (gerais e específicos);
4) Inclusão do(s) artigo(s) (contendo todas seções incluindo referências);
5) Discussão (geral);
6) Conclusões (gerais);
7) Referências (somente as citações incluídas na introdução e discussão).
No modelo 2, os artigos devem ser diretamente relacionados ao tema da Tese/Dissertação. Os artigos (publicados ou não) devem estar no idioma do periódico selecionado. O aluno deve ser o primeiro autor e cada artigo só poderá ser utilizado em uma única Tese/Dissertação (isto é, vale a regra de que um DOI não poderá atender a mais do que um CPF). Artigos de revisão não poderão ser utilizados, uma vez que não se tratam de trabalhos originais publicados..
Ressalta-se ainda que no modelo 2, as seções de introdução, discussão e conclusão não devem ser cópias/tradução do(s) artigo(s). A introdução deve seguir o modelo clássico com uma revisão bibliográfica extensa sobre o tema a ser abordado e boa fundamentação teórica. A discussão deve correlacionar os resultados obtidos com os dados da literatura e no caso de teses/dissertações com mais de um artigo esta seção e a conclusão deve integrar os achados destes. As referências bibliográficas das dissertações e teses devem seguir as normas da ABNT conforme o item seguinte.
A versão da Tese ou Dissertação entregue a banca de acordo com o modelo 2 deve conter os artigos completos publicados ou prontos para a submissão, enquanto a versão final impressa (capa dura), bem como a versão em .pdf entregue a secretaria deve conter “no item 4 do Modelo 2” apenas o título do(s) artigo(s) e respectivo resumo e no caso de artigos já publicados deve incluir também a referência completa com DOI. Caberá ao orientador certificar-se de que a versão final atende a estas exigências para não haver problemas em relação aos direitos autorais de determinadas revistas. Assim, a mída e impressões da versão final da Tese/Dissertação devem ser entregues na secretaria do PPG com uma declaração (modelo anexo) assinada pelo orientador de que examinou a versão final e está de acordo com as normas.
Adicionalmente, em caso de artigos não publicados o aluno poderá solicitar a divulgação da Tese/Dissertação após 1 ano da defesa ou solicitar sigilo em caso dos resultados gerados pelo projeto serem potencialmente passíveis de proteção (produto, processo, novas formulações, método, equipamento, peças, dispositivo, desenho industrial, kit de diagnóstico, cultivar, microrganismos geneticamente modificado, software, publicações já aprovadas por editoras e revistas científicas, entre outros) ou em caso do projeto ter sido desenvolvido a partir da demanda e/ou interesse de uma empresa e/ou indústria (usar para esses fins formulário “Autorização para disponibilização na biblioteca digital de Tese e Dissertações" link).
Considerando os artigos 59 e 61 do Regulamento do PPG-ProdBbio que destacam que dentre os requisitos para a apresentação e defesa da Dissertação/Tese, o aluno deverá ter proficiência em inglês (ou proficiência em português, no caso de aluno não lusófono), os discentes devem atentar para os seguintes artigos:
Art. 39 – Os alunos matriculados no curso de Mestrado deverão se submeter a exame de proficiência em língua inglesa até seis meses antes da defesa da dissertação.
Art. 40 – Os alunos matriculados no curso de Doutorado deverão submeter-se a exame de proficiência em língua inglesa até seis meses antes da defesa da tese.
Conforme:
Art. 41 - Será exigido dos alunos matriculados no Doutorado a realização de exame de qualificação como requisito para a defesa de tese e obtenção do grau de Doutor em Ciências.
§1o - O exame de qualificação consistirá na defesa de uma proposta de projeto de pesquisa cujo tema não tenha relação direta com o seu trabalho experimental de Tese.
§2o - O tema da proposta do projeto de pesquisa deverá ser previamente apreciado pela CDPPG-ProdBio.
§3o - O exame de qualificação será avaliado por uma banca examinadora constituída por três Doutores, sendo pelo menos um e no máximo dois membros externos ao curso de PPG-ProdBio, além de dois suplentes, sendo um deles externo, excluído(s) o(s) orientador(es).
§4o - A apresentação e defesa do exame de qualificação deverá ocorrer até 36 meses depois da sua matrícula no PPG-ProdBio.
Instruções adicionais para o projeto e apresentação da Qualificação
O projeto deverá conter os seguintes itens: Capa, Introdução, Objetivos (incluindo Objetivo Geral e Objetivos específicos), Metodologia e Referências bibliográficas, e não deve ultrapassar 10 páginas totais, excluindo as Referências. A Fonte deve ser Arial 12 e espaçamento 1,5, as margens devem ser esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.
A apresentação da qualificação pelo aluno deverá ter duração mínima de 30 minutos e máxima de 50 minutos, seguida da arguição pela banca, sem teto de tempo para a referida banca. Pelo menos um dos orientadores deve estar presente na defesa.
A banca examinadora e o tema da proposta do projeto deverão ser avaliados por uma Comissão a critério do Programa. O aluno deverá enviar o resumo do projeto de tese e o resumo do projeto da qualificação para comprovação de que o tema da qualificação não tenha relação direta com o seu trabalho experimental de tese, além dos nomes que irão compor a banca examinadora.
O resumo deverá ser redigido em parágrafo único e conter: Título, Nome do aluno e do(s) orientador(es), Introdução, Objetivos, Metodologia e Resultados preliminares ou Resultados esperados. Deve conter no mínimo 1000 e no máximo 3000 caracteres, contando os espaços e excluindo o título e os autores. Não usar citações bibliográficas, tabelas, gráficos, figuras, etc.
Conforme:
Art. 56 - Todo aluno matriculado no Mestrado e Doutorado terá seus estudos supervisionados por uma Comissão de Acompanhamento.
Parágrafo Único – A comissão de acompanhamento, indicada pelo orientador e aprovada pela CDPPG-ProdBio, será composta por dois professores Doutores, sendo pelo menos um deles pertencente ao corpo docente do Curso de Mestrado ou Doutorado do PPG-ProdBio.
Art. 57 - Os alunos de Mestrado e de Doutorado deverão encaminhar à CDPPG-ProdBio periodicamente o relatório de atividades avaliado pelo orientador, que será apreciado pela Comissão de Acompanhamento.
§1o - Esse relatório deverá ser composto por itens definidos pelo CDPPGProdBio.
§2o - O projeto de Dissertação será defendido pelo aluno de mestrado e avaliado conforme normas contidas no formulário em anexo pela comissão de acompanhamento em dois momentos distintos; o primeiro deve ocorrer em até no máximo seis (06) meses e o segundo após dezoito (18) meses, ambos em relação à data de matrícula.
§3o - O projeto de Tese será defendido pelo aluno de Doutorado e avaliado conforme normas contidas no formulário em anexo pela comissão de acompanhamento em três momentos distintos; o primeiro deve ocorrer em até no máximo seis (06) meses, o segundo após vinte quatro (24) meses e o terceiro quarenta e dois (42), todos em relação à data de matrícula.
§4o - Caso detecte algum problema no projeto de Mestrado ou de Doutorado, a Comissão de Acompanhamento poderá solicitar que seja reapresentado.